30 de maio de 2013

GDA I - Teste 3.1.2 - Intersecção de Planos


Representa, pelos seus traços, o Plano a que contém os pontos  A(4;2;1), B(3;1;4), C(6;1;2)

Considera também um Plano b, de Rampa, que contém o ponto     P(-5;4;5) e cujo traço frontal tem 8cm de cota

Determine a recta “i” de intersecção dos planos a e b anteriormente definidos

GDA I - Teste 3.1.3 - Intersecção Reta / Plano



                  Representa as projeções do ponto “I” de interseção da reta “n” com o plano a

O plano a é definido por uma das suas retas de maior declive “d” que contém o ponto D(0;5;3) e cujas projeções fazem, ambas, 45º de abertura à direita.

A reta n é horizontal, contém o ponto N(-8;6;6) e é concorrente com o eixo coordenado “z

GDA I - Teste 3.1.4 - Figuras planas situadas no plano oblíquo



1.     Representa as projeções de um triângulo equilátero [ABC] situado num plano oblíquo a sabendo:

Os pontos A(3;5;6) e B(0;4;2) são dois dos vértices da figura.

O traço horizontal do plano a faz 60º ae com o eixo “x”

O vértice “C” é o de menor afastamento.

23 de maio de 2013

Liberta a tua arte




Os núcleos de estágio em Artes Visuais (Facfil/Univ. Católica de Braga) da Escola Secundária Sá de Miranda, constituído pelas mestrandas Adriana Santos, Filipa Frias e Tânia Bandeira, sob orientação dos professores Manuel José Costa e João Paulo Araújo convidam o artista plástico Roberto Chichorro, o Historiador de arte Eduardo Pires de Oliveira, o Arquitecto Pedro Lima, o designer Jorge Faria, o Fotógrafo Daniel Camacho e o Músico Adolfo Luxúria Canibal, para uma palestra a realizar no próximo dia 27 de Maio de 2013, no teatro da escola, a ser moderada por José Reis, locutor da RUM.

A palestra liberta a tua arte permitirá aos alunos ter contacto com variados artistas de variadas áreas que partilham as suas experiências de vida, o seu trabalho, as vantagens e desvantagens e a luta constante para vingar, associada à criatividade diária. Tentaremos motivar os alunos e levá-los a compreenderem a possível abrangência das atividades artísticas, apelando assim aos mesmos que lutem contra a passividade perante o seu futuro e que percebam a importância que a criatividade tem no seu dia-a-dia.

19 de maio de 2013


16 de maio de 2013

Prova de Simulação de Exame - Item 1


Determine as projecções da recta “a” paralela ao plano a (αlfa) e ao plano bissector dos diedros impares (β1,3).

Dados:


o plano a (αlfa)  é definido pelas rectas “m” e “f”,
concorrentes no ponto M (4; 2; 6);
– o ponto Hm, traço horizontal da recta m, tem 7 de abcissa e 8 de afastamento;
– a recta “f” é frontal e é concorrente com o eixo dos “y”
– a recta “a” contém o ponto A (–4; 4; 2).

Prova de Simulação de Exame - Item 2


Determine graficamente a distancia d entre o ponto “A” e a recta de perfil “p”.


Dados:

- o ponto A pertence ao bissetor dos diedros pares, tem 6 de abcissa e 4 de afastamento;

- a recta p é de perfil, pertence ao bissetor dos diedros ímpares
b13 e contém um  ponto “Q” com 4 de cota e abcissa nula.

Prova de Simulação de Exame - Item 3



Represente, pelas suas projecções, o sólido resultante da secção produzida pelo plano oblíquo θ (teta) numa pirâmide hexagonal regular, de acordo com os dados abaixo apresentados.

Ponha em destaque, a traço mais forte, a parte do sólido delimitada pelo plano secante e pelo plano da base.

Preencha a tracejado a projecção visível da secção.

Dados:

– a base está contida num plano frontal;
– o vértice V (4; 9; 6) e o ponto A (2; 2; 1) são os extremos de uma aresta lateral do sólido;
– o plano oblíquo
θ contém um ponto do eixo do x com –10 de abcissa e os seus traços, horizontal e frontal, fazem respetivamente ângulos de 35º e 45º, ambos com abertura para a esquerda.