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Represente, em axonometria ortogonal, uma forma tridimensional composta por um prisma quadrangular regular e por um cubo.
Destaque, no desenho final, apenas o traçado das arestas
visíveis do sólido resultante.
Dados : Sistema axonométrico: dimetria: a projeção axonométrica do eixo z
faz um ângulo de 110º com as projeções dos eixos x e y.
Nota – Considere os eixos orientados em sentido direto:
o eixo z, vertical, orientado positivamente, de baixo para cima, e o
eixo x, orientado positivamente, da direita para a esquerda.
Prisma quadrangular:
−− o ponto A (3; 2; 0) e o ponto B (3; 10; 0)
são os vértices de uma aresta de uma das bases do prisma;
−− a outra base está contida no plano coordenado yz.
Cubo:
−− uma das faces do cubo pertence ao plano da base do
prisma, que contém a aresta [AB];
−− os vértices desta face são os pontos médios das arestas
da base do prisma.
6 comentários:
Neste item 4 são propostas duas das quatro situações possíveis.
As restantes que não representei são praticamente iguais a estas, situando-se o sólido abaixo do plano xy, ou seja com cota negativa.
Como é que é possível..um BUG destes num exame...??? acho que nunca aconteceu nada parecido
Não vejo nenhum inconveniente que um problema de Geometria possa ter mais que uma solução. Desde que respeitem os critérios e não inventem interpretações de última hora ... Penso que todas as soluções que respeitem o enunciado deverão ser consideradas corretas.
Troquei as coordenadas dos pontos A e B, o que fez com que o sólido desenhado apenas ficasse com uma cota diferente. No entanto isso não alterou em nada as medidas nem a perspectiva do mesmo, apenas ficou um pouco mais acima do plano xy do que seria suposto. Qual será o desconto na pontuação?
Olá FSK
Supondo que o erro foi apenas esse, penso que seria de "descontar" cerca de 2 a 4 pontos no processo de resolução e 5 pontos na "apresentação gráfica", ou seja 7 a 9 pontos do total de 50 pontos atribuidos ao item 4.
No entanto nada melhor que consultar os critérios de classificação e confrontar de forma mais consciente o erro cometido.
Parece-me francamente errado propor ao aluno um exercicio que teria apenas uma resposta e depois serem possiveis 4. Para isso, o enunciado deria estar de forma diferente, por exemplo: "Represente uma das possiveis formas tridimensionais"
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