23 de junho de 2012

Exame 2012 - 1.ª fase - Resolução - Item 4

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Represente, em axonometria ortogonal, uma forma tridimensional composta por um prisma quadrangular regular e por um cubo.
Destaque, no desenho final, apenas o traçado das arestas visíveis do sólido resultante.
Dados : Sistema axonométrico:  dimetria: a projeção axonométrica do eixo z faz um ângulo de 110º com as projeções dos eixos x e y.
Nota – Considere os eixos orientados em sentido direto: o eixo z, vertical, orientado positivamente, de baixo para cima, e o eixo x, orientado positivamente, da direita para a esquerda.
Prisma quadrangular:
−− o ponto A (3; 2; 0) e o ponto B (3; 10; 0) são os vértices de uma aresta de uma das bases do prisma;
−− a outra base está contida no plano coordenado yz.
Cubo:
−− uma das faces do cubo pertence ao plano da base do prisma, que contém a aresta [AB];
−− os vértices desta face são os pontos médios das arestas da base do prisma.

6 comentários:

João Paulo Araújo disse...

Neste item 4 são propostas duas das quatro situações possíveis.
As restantes que não representei são praticamente iguais a estas, situando-se o sólido abaixo do plano xy, ou seja com cota negativa.

João Vieira disse...

Como é que é possível..um BUG destes num exame...??? acho que nunca aconteceu nada parecido

João Paulo Araújo disse...

Não vejo nenhum inconveniente que um problema de Geometria possa ter mais que uma solução. Desde que respeitem os critérios e não inventem interpretações de última hora ... Penso que todas as soluções que respeitem o enunciado deverão ser consideradas corretas.

FSK disse...

Troquei as coordenadas dos pontos A e B, o que fez com que o sólido desenhado apenas ficasse com uma cota diferente. No entanto isso não alterou em nada as medidas nem a perspectiva do mesmo, apenas ficou um pouco mais acima do plano xy do que seria suposto. Qual será o desconto na pontuação?

João Paulo Araújo disse...

Olá FSK
Supondo que o erro foi apenas esse, penso que seria de "descontar" cerca de 2 a 4 pontos no processo de resolução e 5 pontos na "apresentação gráfica", ou seja 7 a 9 pontos do total de 50 pontos atribuidos ao item 4.

No entanto nada melhor que consultar os critérios de classificação e confrontar de forma mais consciente o erro cometido.

Daniel disse...

Parece-me francamente errado propor ao aluno um exercicio que teria apenas uma resposta e depois serem possiveis 4. Para isso, o enunciado deria estar de forma diferente, por exemplo: "Represente uma das possiveis formas tridimensionais"