19 de junho de 2013

Proposta de Resolução Exame Nacional 2013 - Q3

Determine a sombra própria e a sombra projetada nos planos de projeção de um cone oblíquo, de base circular situada num plano horizontal, e situado no 1.º diedro.

Destaque, a traço mais forte, as projeções do cone e o contorno da sua sombra projetada nos planos de projeção.
Identifique, a traço interrompido, as linhas invisíveis na parte ocultada do contorno da sua sombra projetada nos planos de projeção.
Identifique as áreas visíveis das sombras, própria e projetada, preenchendo-as a tracejado ou com uma mancha de grafite clara e uniforme.
Se optar pelo tracejado, deverá fazê-lo com linhas paralelas ao eixo x, nas áreas de sombra própria, e com linhas perpendiculares às projeções da direção luminosa, nas áreas de sombra projetada.


Dados
− a base do cone tem 4 cm de raio e pertence a um plano horizontal com 1 de cota;
− a geratriz [AV] situada mais à esquerda é vertical, com 4 de abcissa e 6 de afastamento;
− a geratriz [AV] mede 8 cm;
− a direção luminosa é a convencional.



Pessoalmente não encontrei qualquer dificuldade neste exercício, só não gostei porque o acho feio
Fechando o manual, determinei a smbra da base, leve ... sem grandes marcas ... depois determinei as sombras (real e virtual) do vértice e, finalmente deduzi as sombras própria e projetada, estabelecendo as relações naturais entre o real e a sua sombra em ambos os sentidos

9 comentários:

Fernanda Carvalhal disse...

Que rápido!

filipe disse...

eu neste exercicio só não assinalei a sombra própria com as paralelas ao eixo x pois nunca percebi bem a sombra propria... mas fiz a sombra projectada toda certa com as perpendiculares ao raio luminoso desconta assim tanto

Anónimo disse...

quantos pontos são retirados se usamos pontos para construir a sombra projectada? em vez do compasso

João Paulo Araújo disse...

Olá Filipe,
Segundo os critérios de classificação são atribuidos 4 pontos (último parâmetro da "Apresentação Gráfica da solução".
Partindo do princípio que representou corretamente as geratrizes que pertencem à separatriz poderá ter uma cotação de 46 em 50.
Por favor consulte os critérios.

João Paulo Araújo disse...

Olá "Anónimo"
Segundo os critérios não me parece que seja uma "falta" muito significativa.
Partindo do princípio que determinou com rigor os planos tangentes só vejo motivo para descontar 1 ponto relativamente ao rigor.

Filipe disse...

Boas Jorge sou eu reparei que nesse exercício eu não passei os planos de tangencia

Filipe disse...

Boas Jorge sou novamente desde ja agradeço a resposta ao meu comentário anterior. envieie este novo comentário pois o outro carreguei em enviar antes de ter acabado. Bem eu reparei que nesse exercício eu não passei os planos de tangencia só não uni o i1 ao ponto T1 e ao T'1 isso tem algum problema ? mas de resto eu fiz encontrei o i depois encontrei o ponto médio abri ate o O e depois encontrei as geratrizes T e T' fiz a sombra de T e T' do O e do V encontrei o V virtual fiz do s sombra ate aos pontos T e T' com o compasso e fiz a sombra própria respeitei as invisibilidades da sombra e como já mencionei no primeiro comentário só não fiz a sombra própria para alem dos 4 pontos que irei perder neste exercício irei perder mais algum ponto por não ter passado os planos de tangencia por T e T' ?

João Paulo Araújo disse...

Olá Filipe,
(eu não sou Jorge :-)

Para já: o que é isso de "passar" os planos tangentes ? ... Na realidade, segundo a descrição que apresenta, estes estão bem determinados e definidos.
A direção luminosa que passa pelo vértice representa uma reta comum aos dois planos.
Os pontos T e T´ ou as suas sombras representam pontos exteriores à reta referida ... portanto já temos os dois planos. Poderia também considerar a reta referida com as duas geratrizes concorrentes com a primeira no vértice do sólido... enfim ... os planos estão lá, com rigor.

Pela sua descrição parece evidente que determinou com rigor os planos tangentes e nada mais deverá ser descontado.

Boas férias :-)

Filipe disse...

Desculpe pelo o erro no que toca ao seu noe eu quando li li Jorge desculpe a confusão João o meu professora chama esta linhas representadas na seguinte imagem https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc1/1001618_522608354463844_339122876_n.jpg por t1 e t'1 de planos de tangencia o que eu não fiz foi essas retas as t1 e t'1 umas boas ferias para si tema bem