10 de maio de 2012

Questão Tipo 3 - Sombras


3. Represente um prisma pentagonal oblíquo, de acordo com os dados abaixo apresentados.

- Utilizando a direcção luminosa convencional, determine a sombra própria do sólido e a sua sombra real projectada nos planos de projecção.

- Identifique, a traço interrompido, as arestas invisíveis e a parte invisível do contorno da sombra projectada.

- Identifique as áreas visíveis das sombras própria e projectada, preenchendo-as a tracejado ou com uma mancha de grafite clara e uniforme.

(Se optar pelo tracejado, deverá fazê-lo com linhas paralelas ao eixo x, nas áreas de sombra própria, e com linhas perpendiculares às respectivas projecções da direcção luminosa, nas áreas de sombra projectada.)

Dados

-  a base de menor cota é um pentágono regular [ABCDE] horizontal, inscrito numa circunferência com centro em O(5;6;2) e 5 de raio

-  O prisma tem uma face lateral frontal (paralela ao plano frontal de projeção) cujos vértices são os de menor afastamento.

-  As arestas laterais fazem 45º de abertura à direita com o plano horizontal de projecção.  

-  O sólido tem 5 de altura

5 comentários:

Unknown disse...

falta uma informação nos dados deste exercício, que é: não diz se é para determinar as sombras no prisma ou com direcção convencional ou foco luminoso!! era porreiro se saísse um exercício assim no exame whahahaha!!

João Paulo Araújo disse...

Olá Miguel Eiras,

Leia novamente o texto do enunciado ... se não conseguir encontrar a informação que refere leia uma terceira vez ...

Unknown disse...

tem razão!! diz direcção convencional, escapou-me whahaha!! tenho que ler tudo e com atenção e eu fiz este exercício e acho que é um bom exercício...
Desculpe a pergunta: os exames de geometria nacionais, trocam sempre de matéria todos os anos, como por exemplo se não sai sombras sai secções e por aí fora.. esta simulação é uma aposta que sai estas matérias para o Exame 2012? já agora, gratitude por ter respondido ao meu comentário!!

João Paulo Araújo disse...

Caro Miguel,

Os exames nacionais não trocam sempre de matéria, o aluno deve estar preparado para resolver qualquer questão atendendo às informações do GAVE nomeadamente quanto à estrutura da prova.

Pode também perceber a estrutura da prova de exame, consultando, na coluna direita deste blogue, a parte "Assuntos" que está estruturada por questões tipo 1, 2, 3 ou 4 do exame nacional.

Esta simulação não é uma aposta, é apenas uma prova de avaliação com uma estrutura idêntica a uma possível prova de exame. Serve para treinar e testar parte dos assuntos (cerca de 1/3) e não todos pelo que deve complementar com provas semelhantes ou simplesmente realizar todas as provas de exame de anos anteriores.

Bom estudo, obrigado pela participação neste fórum.

Unknown disse...

trocam de matéria sim!! na primeira fase vamos supor que sai sombras, imediatamente na segunda fase do exame nacional já não sai sombras mas sim secções e depois no ano seguinte sai sombras ou secções na primeira fase, figuras planas ou sólidos, distâncias ou intersecções, a única coisa que nunca muda nos exames nacionais são as axonometrias!!
Eu sinceramente não gostava que saísse intersecções e nem axonometrias cavaleiras ou militares, enfim...Mas como Sr. João diz, temos que estar preparados para tudo!!