12 de novembro de 2011

Exames 2012 - Informações GAVE

Foram disponibilizadas pelo GAVE as informações relativas aos próximos Exames Nacionais em:

Aparentemente, no exame de Geometria Descritiva A, não há alterações consideráveis no que refere à estrutura da prova, ou seja "As provas desta disciplina disponíveis em www.gave.min-edu.pt exemplificam, de um modo geral, os tipos de itens das provas a realizar em 2012."

Há um ajuste no que respeita aos critérios de classificação (antes os parâmetros D e E quantificavam um único parâmetro E de 5 pontos).
Quanto ao parâmetro E penso que o Ministério da Educação deveria elucidar o que considera "convenções gráficas" ... a pseudo "projeção" 0, a necessidade de assinalar todos os pontos nas sombras, a indicação de uma VG, etc. 
Quanto ao parâmetro E penso que a "qualidade expressiva dos traçados"  deveria ser incluída no parâmetro D e quanto ao rigor, este deveria ser quantificada a margem de erro como por exemplo 3% ou  2%, mas para isso deveria ser disponibilizada uma resolução modelo 100% rigorosa, à escala, em acetato, para que o rigor seja avaliado com efetivo rigor.

A – Tradução gráfica dos dados .......................................................................... 5 a 10 pontos
B – Processo de resolução ................................................................................... 20 a 30 pontos
C – Apresentação gráfica da solução .................................................................. 10 a 20 pontos
D – Observância das convenções gráficas usuais aplicáveis .............................. 3 pontos
E – Rigor de execução e qualidade expressiva dos traçados .............................. 3 pontos

Sem comentários: