30 de junho de 2011

Resolução Questão 3 - Exame 2011 fase1

Cá está a pequena e única "areia" deste exame, forneceram um vértice "A" de uma base e o centro da outra "O´" e claro as direcções dos traços dos planos das bases (h 40ºad e perpendicular ao beta 13)

Após representar "A", "O´" e os traços do plano da base ABC foi necessário passar em "O´" uma recta perpendicular ao plano e encontrar a intersecção entre eles, o ponto "O", centro da base ABC.

O resto foi fácil mas trabalhoso, rebater A e O para VG, representar o triângulo equilátero, contra-rebater e representar as bases que distam entre elas o mesmo que a distância entre os centros das bases

Clique nas imagens para visualizar  ou PDF . Clique Aqui para Importar
 

7 comentários:

Anónimo disse...

Este foi justamente o exercício que me deu mais que pensar e resolvi-o de maneira diferente. Passo a explicar:
No enunciado davam-nos as coordenada de O' e A. E sabemos que OO'AA' é um rectângulo. Ou seja, com esta noção, passei uma recta perpendicular ao plano por A e outra por O'. Passei um plano aux. horizontal , determinei a charneira e rebati as duas rectas. Em rebatimento fiz uma perpendicular a passar por A e outra por O', de modo a descobrir O e A'. O resto da resolução é exactamente igual. Sei que é bem mais complicado do que uma simples intersecção, mas foi o que me ocorreu.
Consegue-me dizer se está correcto?
Desde já muito obrigada

João Paulo Araújo disse...

Olá anónimo do rectângulo,

A sua solução revela que domina bem o espaço e está de parabéns. Poucos se lembrariam desse rectângulo mas aparentemente o raciocínio não só está correcto como é genial, e, se não se importar vou apresentar o seu processo aos meus colegas para discutir mais um pouco sobre as loucuras da geometria (loucuras no bom sentido, claro).

luigy disse...

Inicialmente eu estava a pensar encotrar OA' atravez de perpendicular, mas acabei por não chegar lá, até que me lembrei de fazer a intersecção. Mas o o exercio levou muita gente a pensar que o Ponto O estava contido no plano dado com cota e afastamento igual ao ponto O'. Pelo que dava soluções enormes, e não havia espaço para isso. EU tbm caí nesse erro uma vez. Foram precisas repetir o exercicio umas 6 7 vezes para chegar a esta solução

Sofia Lança disse...

Peço desculpa não ter assinado, mas esqueci-me na altura...
Obrigada por todos os elogios! Mas pronto, no meio do exame foi mesmo a 1ª coisa que me ocorreu e à saída os meus colegas também me falaram na intersecção. Penso que este era o único exercício do exame que podia dar aso a algum raciocínio extra-métodos e, que, mesmo assim, o exame era excessivamente fácil. Também concorda comigo?

E sim, pode apresentar esta solução aos seus colegas.

Mais uma vez obrigada.

aluno disse...

ola, reparei agora que neste exercício o ponto C deu-me no traço frontal, deu me com afastamento nulo, provavelmente enganei-me no contra-rebatimento desse ponto, os outros pontos estão bem e a figura da me a mesma coisa apesar de as bases serem um bocadinho diferentes por causa do C. quanto e que descontam ?

Anónimo disse...

Eu só continuo sem compreender como é que se encontra o ponto O, se pudesse esclarecer-me esta dúvida agradecia imenso

aluno disse...

o ponto O descobre-se passando uma recta prependicular ao plano por O' e faz-se a intresecçao dessa recta com o plano.