27 de maio de 2010

Exercício Exame Tipo 2 (2008/1.ª)

Represente pelas suas projecções o triângulo isósceles [ABC], contido num plano oblíquo α.
Dados
– o ponto A (5; 1; 8) é um dos vértices do triângulo;
– o lado [BC] pertence à recta s;
– o ponto F, traço frontal da recta s, tem –6 de abcissa e –4 de cota;
– as projecções, horizontal e frontal, da recta s fazem, ambas, ângulos de 30º, de abertura para a esquerda, com o eixo x;
– os lados [AB] e [AC] do triângulo medem 8,5 cm.
(Solução)

4 comentários:

Aluno disse...

Boas tentei fazer este exercio de uma forma diferente. Visto que o meu professor de GD quase que não usa esse metodo de rebatimento. Mal o sabemos fazer... Então visto que temos uma reta e um ponto eu encontrei os traços do plano. Fazendo passar por A uma reta paralela à reta 's' . Depois de ter dterminado os traços fiz o rebatimento do ponto A pelo metodo das retas horizontais. E fiz tbm o rebatimento do H e F da reta 's'. A reta s em vg davfa coincidente com o traço horizontal do plano. o problema é que marcando uma circunferencia com o 8,5 de raio na vg do pto A, o arco não interseta nenhum ponto da reta 's' rebatida! O que terei feito mal?

João Paulo Araújo disse...

Olá Aluno,

Julgo que o processo que descreve deveria ser semelhante ao da APROGED, consulte em http://www.aproged.pt/examesgda708/20081fsol.pdf.
Se não consegue que a circunferência de raio 8,5 seja seccionada pela recta s então algo no seu rebatimento não estará bem.

Aluno disse...

Quase, só que eu não usei o triangulo de rebatimento, pois tal como já disse foi um topico quase não abordado. Eu usei o metodo das retas frontais ou horizontais. Enganeime no rebatimento da reta S. O facto de estar noutro diedro confundiume. Espero que não se ponham com coisas destas este ano.

Aluno disse...

Desconcentração. Visto que o F de 's' não está no primeiro diedro seria mais estrategico colocar um ponto arbitrário da reta que estivesse no 1º diedro para facilitar o rebatimento desta. Foi o meu erro